Disfunção da ATM é grave? Saiba mais sobre o problema

A Disfunção da ATM é uma doença que atinge cerca de 30% da população. No entanto, muitas pessoas sentem os sintomas, mas não sabem que sofrem com o problema. Para alguns, o simples ato de abrir e fechar a boca pode se tornar um grande incômodo, isso porque a articulação temporomandibular é que controla o movimento da mandíbula e liga o maxilar ao crânio. 

Quem tem Disfunção da ATM pode acabar deslocando a mandíbula, uma questão mais difícil de resolver do que tratar os sintomas mais simples. Por isso, é importante não demorar para procurar um Cirurgião Bucomaxilofacial. Entenda mais um pouco sobre a doença!

Causas da Disfunção da ATM

Entre as causas da Disfunção da ATM, estão fatores emocionais, como estresse, tensão e ansiedade. Questões físicas, como pancadas, distúrbios do sono, deslocamentos ou maus hábitos, como roer as unhas ou usar mais um lado do maxilar do que o outro, devido ao desalinhamento dos dentes superiores e inferiores ou pela ausência de algum dente, também podem propiciar o aparecimento da doença. 

Sintomas 

Pessoas que sofrem com Disfunção da ATM podem sentir fortes dores, desconforto e sensibilidade na articulação temporomandibular, no rosto, no pescoço e nos ombros. Outros sintomas comuns incluem: capacidade limitada para abrir a boca, estalos ao abrir ou fechar a boca ou mastigar (acompanhados de dor ou não), sensação de cansaço no rosto, dificuldade para mastigar, inchaço na face e zumbidos nos ouvidos.

Além disso, a Disfunção da ATM ainda pode causar dores de dente, tontura, dores de cabeça, de ouvido, problemas de audição e até mesmo dor no ombro.  

Tratamento 

O Cirurgião Bucomaxilofacial é o responsável pelo tratamento da Disfunção da ATM. A partir do diagnóstico, diferentes métodos podem ser recomendados tanto para aliviar os sintomas, quanto para tratar a doença de fato. Pessoas com dor no maxilar, por exemplo,  podem se beneficiar das placas miorrelaxantes, dispositivos que são inseridos sobre os dentes. Ainda podem ser recomendadas fisioterapia nos músculos da mastigação e terapia psicológica para pacientes em que a Disfunção da ATM é relacionada com fatores emocionais. 

Em casos mais sérios, quando outras alternativas de tratamento não funcionam, o especialista pode recomendar alguns procedimentos como a Cirurgia da ATM para reparação da articulação e remoção de tecidos inflamados. Outro método que pode ajudar no tratamento da doença é a aplicação de toxina botulínica, que promove o relaxamento muscular, diminuindo a tensão na região articular, o processo inflamatório e aliviando a dor. Se você sente algum dos sintomas citados neste artigo, consulte um Cirurgião Bucomaxilofacial. Você pode agendar sua consulta aqui, no nosso site, ou por telefone, ligando para  (71) 3353-3666 / 98193-6907.

Leave a Comment