Enxerto ósseo: como é feito?

Desde 1920, os enxertos ósseos já são procedimentos cirúrgicos de rotina. Hoje em dia, eles são bastante utilizados na implantodontia, quando o paciente sofre algum tipo de perda óssea. A fim de repor essa perda e viabilizar o implante, são realizados os enxertos ósseos, inseridos junto ao osso alveolar. Este é um tipo de reconstrução maxilofacial comum, realizada pelo Cirurgião Bucomaxilofacial. Saiba mais sobre os enxertos ósseos!

Quem pode se submeter à cirurgia de enxerto ósseo? 

Como estamos tratando de um procedimento cirúrgico, é preciso que o Cirurgião Bucomaxilofacial faça uma pesquisa acerca do estado geral de saúde do paciente candidato à cirurgia de enxerto ósseo. Ele deve apresentar um bom estado de saúde, passar por uma revisão dos exames laboratoriais e pela avaliação de risco cirúrgico (realizada por um cardiologista).

Além disso, o paciente deve apresentar boa saúde bucal, ausência de cáries, inflamações ou infecções gengivais. Somente um especialista, com base em todos esses fatores, poderá dizer quem está apto ou não a passar pelos enxertos ósseos

Pode haver rejeição do enxerto ósseo?

A chance de rejeição dos enxertos ósseos pelo paciente é mínima. No entanto, é possível que haja perda do enxerto por processos inflamatórios ou infecciosos. Para minimizar essa chance, é fundamental escolher um bom profissional para acompanhar todo o processo e seguir bem as orientações dadas por ele. 

Afinal, como o enxerto ósseo atua?

Nos casos em que há perda óssea, o enxerto estimula a formação do osso e aumento do seu volume, para que ele volte a ser forte o suficiente e assim suportar o implante dentário. O tempo de osseointegração é de seis meses, para que, então, possa ser realizada a colocação dos implantes dentários

Enquanto aguardamos esse período até colocar a prótese definitiva, o paciente pode colocar uma prótese temporária para proteger a área, não ficar com a estética prejudicada e poder voltar a se alimentar normalmente. Quer saber como funcionaria um enxerto ósseo no seu caso? Agende já uma consulta aqui no site ou ligue para (071) 3353-3666.

Leave a Comment