Quem precisa de Cirurgia Ortognática?

Você já deve ter ouvido falar em Cirurgia Ortognática, mas sabe se você pode se beneficiar com o procedimento? Ela é indicada para corrigir desproporções da maxila e da mandíbula, que podem resultar em uma mordida aberta, sorriso gengival, ou no queixo muito projetado ou retraído, ocasionando um incômodo visual e afetando a autoestima do paciente.

É importante lembrar que a Cirurgia Ortognática deve ser realizada por um Cirurgião Bucomaxilofacial, um dos principais responsáveis pela saúde do rosto, em um hospital equipado e com anestesia geral. O procedimento é feito por dentro da boca e consiste, basicamente em reposicionar o maxilar superior e inferior, os prendendo na posição ideal com parafusos de titânio.

Como perceber que preciso da Cirurgia Ortognática?

Geralmente, quem chega no consultório procurando pela Cirurgia Ortognática já percebeu algo em si que não lhe agrada, principalmente em relação a aparência. As principais reclamações são relacionadas a casos de sorriso gengival, mordida aberta, prognatismo (mandíbula/maxila muito grandes) ou retrognatismo (mandíbula/maxila muito pequenos).

Esta má oclusão dentária também pode causar problemas relacionados à disfunção da ATM e à apneia do sono. Por isso atente-se a sintomas como: estalos ou dor ao movimentar a mandíbula, tinido ou dores de ouvido, alteração na oclusão dentária (encaixe dos dentes), mudanças na aparência facial, disfunções dos maxilares como limitação de abertura da boca e perda dos movimentos de lateralidade.

Se você percebeu que está roncando com frequência ou muitas vezes acorda de repente e com falta de ar, você deve consultar o seu Cirurgião Bucomaxilofacial, pois pode precisar de uma Cirurgia Ortognática.

E se eu realmente precisar do procedimento? Qual o próximo passo?

Se o seu cirurgião definir que o seu problema pode ser solucionado com a Cirurgia Ortognática, dependendo da gravidade do caso, você precisará passar um tempo em tratamento ortodôntico, por isso provavelmente será direcionado a um ortodontista, que trabalha em parceria com o Cirurgião Bucomaxilofacial. Essa combinação de tratamentos é essencial para proporcionar um bom resultado que melhore a qualidade de vida e a autoestima do paciente.

Quanto antes detectada a necessidade da realização da Cirurgia Ortognática, menores são as chances de um agravamento da situação. Por isso, se você já sentiu alguns dos sinais mencionados aqui, não perca tempo e agende uma consulta com um especialista. Nós atendemos em dois consultórios aqui, em Salvador e estamos prontos para analisar o seu caso e decidirmos, juntos, o melhor tratamento para você!

Leave a Comment